sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Festa do Avante! 2010 - feedback

Cheguei a casa, regressado da Festa do Avante, na madrugada do dia 5 de Setembro. Após este tempo de excitação emocional, de inúmeros 'tags'/'comments'/'posts' no Facebook, e de relatar por alto às pessoas mais chegadas o que se passou na Festa do Avante, é hora de tentar pôr isto por escrito.
Foi o meu 2º Avante. Voltei a acampar com um amigo no acampamento interior - para trabalhadores da Festa -, montámos a tenda, descansámos um bocadinho e depois toca a visitar o recinto da Festa para um mini-reconhecimento do local.
A Festa do Avante por si só, é um espaço de convívio. Primeiramente, convívio entre os comunistas Portugueses, pessoas que trabalham activamente na organização do Partido e na sua região, para tentar proporcionar uma vida melhor para Portugal. Em segundo lugar, um convívio entre jovens de toda a parte do País. Pessoalmente, e apesar da minha experiência ser pouca, o Avante já não é visto como sendo um "espéctaculo" político; pelas minhas 'contas', cerca de 50%/60% das pessoas que vão à Festa do Avante não são comunistas/não ligam a política. É visto como sendo o último 'festival de verão', com um espirito um tanto ou quanto semelhante ao Sudoeste TMN - parque de campismo, espirito 'legalize', boa onda - só que mais acessível à maioria das pessoas (Pagar 19,5€ por 3 dias + taxas de campismo + comida/bebida, creio que não seja muito dificil de atingir pelo pessoal.)
Acontece que a Festa do Avante, para além de ser um Festival de Verão, é mais do que isso. Começa logo pelo simples facto de a Festa do Avante e todas as infrastruturas nela inseridas serem construídas apenas e só por militantes comunistas, simpatizantes e amigos. Depois, a camaradagem que lá existe, aquela boa onda que se vive, aquela solidariedade inexplicável são sentimentos que só acontecem lá.
Para mim, o Avante é mais do que um sítio onde se pode ouvir boa música e beber uns copos; é mais do que poder fumar uns charros à vontade; é mais do que estar na boa com os amigos sem qualquer stress ou preocupação; para mim o Avante representa aquilo em que acredito e aquilo que eu luto. Luto pelo Partido Comunista Português e luto por um Portugal melhor. A Festa do Avante é a expressão máxima daquilo que o PCP pode fazer. A união, a força de espirito e de abnegação, o sacrificío, o esforço...Enfim, Tudo! Tudo aquilo que os camaradas fazem por um ideal representado pelo PCP é qualquer coisa de inacreditável. Não se tome tudo isto de ânimo leve . A Festa representa  esforço individual e esforço conjunto, representa férias gastas na Quinta da Atalaia com trabalho de sol a sol, suando face ao calor de Julho e Agosto.
O que aqui está não é voluntariado, é dádiva. Dádiva essa que é feita por todos nós, trabalhadores da Festa, por acreditarmos que, sim, é possível uma vida melhor! Dádiva que é feita ao Partido, à Festa, ao Ideal Comunista, aos Camaradas e a todos os Visitantes da Festa do Avante.
A Festa do Avante é um dos melhores fins-de-semana da minha vida. É indescritível todo o ambiente que se vive, e aconselho vivamente a todas as pessoas ( de todas as idades, de todos os quadrantes politicos, de todos os géneros, raças, etnias e nacionalidades, etc.) a visitarem a Festa do Avante. Porque, afinal, NÃO HÁ FESTA COMO ESTA!

Sem comentários: