domingo, 12 de junho de 2011

More than words

Se tudo fosse simplesmente feito através de palavras, tudo seria mais fácil. Para que servem as palavras? Para as amontoarmos organizadamente em frases que, supostamente, têm de fazer sentido? Ou apenas servirão como meros mecanismos de defesa para contra-atacarmos quando nos sentimos demasiado expostos e frágeis?
De que servem as palavras? Compromisso? Ressalva de algo? Qual é a sua validade? Nenhuma. Podemos dizer o que quisermos, podemos articular letras coerentemente encaixadas, podemos gritar ou sussurrar... Mas para que servirão? Quais são os fins das mesmas?
Levam-te para um mundo imaginário, onde tudo é perfeito, tudo é idílico e paradisíaco. O mau não encaixa neste retrato pitoresco e perfeito que desenhamos em conjunto - não há tempo nem espaço para ele, nem mesmo disposição. Neste mundo paralelo criado pelo disparo de palavras sentidas e ingénuas, só há espaço para a felicidade, para o conforto e para a imaginação. Imaginação que é também dada pelas palavras que proferimos inconscientemente, como se de um sonho se tratasse. Não há espaço para amarguras, mágoas ou desilusões; os sorrisos riem-se ao ritmo de gargalhadas alucinantes, destemidas e apressadas dadas pela sensação de lugar perfeito que vivemos, que queríamos estar, vivenciar e experimentar, mas ao qual não podemos alcançar, porque, simplesmente, as palavras não são suficientes.
As palavras são só um complemento à nossa realidade, que é feita de atitudes. Atitudes concretas, reais e terra-a-terra. Funcionam como bastonadas que desfocam o sentido de perfeição que as nossas palavras indicaram, trazendo-nos de volta à infeliz realidade. Basta uma atitude para aniquilar uma palavra. 
Palavras, por mais belas que possam ser, não são a refeição diária que os seres humanos necessitam; quanto muito são o sal com que  apimentamos a nossa vida, as nossas conviccões, pensamentos e até mesmo a nossa consciência.
Gostava de viver num sitío onde as palavras fossem suficientes para me acalentarem a perfeição que ambiciono, mas sei que tal é impossível. Resta-me encontrar um local onde as palavras andem de braço dado com as atitudes, de uma forma harmoniosa. Sei que está longe, sei que é difícil, sei que até pode ser impossível. Mas enquanto a ideia for esta, as palavras estarão lá para me acompanhar na viagem até à utopia idealizada, à utopia desejada, à utopia sentida.

"more than words is all you have to do to make it real"

Sem comentários: